quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PROJETO HISTÓRIA DO CINEMA

Nos dias atuais e muito importante que a Educação Escolar ofereça aos alunos oportunidades de conhecer e aprender por meio de uma das principais linguagens da atualidade: a linguagem cinematográfica. Seu uso, como prática educativa, facilita significativamente o diálogo entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos mais
Com sua expressiva versatilidade, a linguagem cinematográfica compreende, além de um corpo de conhecimento notável, mecanismo de interfaces com outras linguagens, dialogando com várias expressões: o teatro, a dança, a música e as artes plásticas.

HISTÓRIA DO CINEMA NO MUNDO
De fato, a data de 28 de Dezembro de 1895, é especial no que refere ao cinema, e sua história. Neste dia, no Salão Grand Café, em Paris, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo. O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. O filme exibido foi L'Arrivée d'un Train à La Ciotat. A Segunda Guerra Mundial fez com que a Inglaterra e Estados Unidos produzissem vários filmes com apelo patriota e que serviram de propaganda de guerra
Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem ele dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade. Sua vida pública e privada abrangia adulação e controvérsia. Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin co-fundou a United Artists em 1919.
Desde cedo, o cinematógrafo aporta no Brasil com Affonso Segretto. Segretto, imigrante italiano que filmou cenas do porto do Rio de Janeiro, torna-se nosso primeiro cineasta em 1898. Um imenso mercado de entretenimento é montado em torno da capital federal no início do século XX, quando centenas de pequenos filmes são produzidos e exibidos para platéias urbanas que, em franco crescimento, demandam lazer e diversão.
Com o lema “ uma câmara na mão e uma idéia na cabeça”, outros diretos impulsionam o Cinema Novo. Os filmes deste período começam a retratar a vida real, mostrando a pobreza, a miséria e os problemas sociais, dentro de uma perspectiva crítica, contestadora e cultural. Neste contexto, aparecerem filmes como “ Deus e o diabo na terra do Sol” e “Terra em transe”, ambos do diretor Glauber Rocha. Outro cineasta que também merece destaque neste período é Carlos Diegues, autor de Ganga Zumba.

METODOLOGIA
· Pesquisa na internet
· Registro de informações no caderno
· Exibição de documentários
· Discussão e troca de informações com a turma.
Como Produzir um documentário na escola
1a etapa: Definir como dos alunos funções.
Diretor: é o responsável pela equipe; precisa ter liderança.
Redator: redige o texto para o apresentador e para o repórter.
Repórter / narrador: faz entrevistas e narra o texto.
Comissão de arte: são os responsável pela criação musical e visual (logotipo, cenário, figurino do apresentador, trilha sonora).
Diretor de imagem e operador de câmera: é o responsável pela gravação.
2a etapa: Criar uma sinopse do documentário. (Sinopse é a história contada em poucas frases. Serve como ponto de partida para o autor e como cartão de visita do filme, no processo inicial de Captação de Recursos.)
3a etapa: Escrever o roteiro do documentário. (Roteiro é o texto técnico detalhado e descritivo. Serve para Levantamento das Necessidades de cada cena e como guia de filmagem. Por convenção os diálogos são escritos com travessão.)
4a etapa:fazer o storyboard do documentário. (Storyboard é o roteiro de filme cinematográfico ou de uma produção de vídeo ilustrado por imagens. Descrevê e mostra como será feito o Plano a ser filmado, a fala do narrador, o Diálogo da cena, enfim, mostra uma seqüência de planos que formam o filme.)
5a Etapa: Proceder à gravação.
6a etapa: Preparar uma edição. (A edição videocassete PODERÁ ser feita de forma caseira, utilizando-se de dois aparelhos e uma televisão. Se o grupo preferir e tiver recursos para isso, PODERÁ fazê-la em empresa especializada no assunto.)


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